domingo, 30 de novembro de 2008

A Televisão no Brasil

Foi em 18 de setembro de 1950 a inauguração da TV Tupi, em São Paulo, no canal 3. Quem a inaugurou foi Franscisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, proprietário da empresa de comunicação "Diários Associados" que abrangia jornais e emissoras de rádio.
A Televisão brasileira passou por teste e pré-estréias antes da fundação da TV Tupi, a primeira transmissão ocorreu no saguão dos "Diários Associados", onde alguns aparelhos de TV transmitiram a apresentação do cantor Frei José Mojica, do México. Dois meses antes da inauguração da TV Tupi, aconteceu a transmissão de um show, o "Vídeo Educativo", no auditório da Faculdade de Medicina de São Paulo.Depois de testes de transmissão, no dia 18 de setembro de 1950, a TV Tupi era inaugurada sob a razão social "Rádio e Televisão Difusora", em estúdios na rua 7 de abril, centro paulista. A TV Tupi iniciou o seu trabalho de transmissão utilizando equipamentos RCA.
Duzentos aparelhos de TV foram importados e distribuídos por Chateaubriand pela cidade, uma maneira de atrair o interesse do público, cuja grande maioria ainda não possuía aparelhos em casa. As transmissões ocorriam das 18 hrs às 23 hrs e grande parte dos profissionais que iniciaram a produção de TV no Brasil foram provenientes do rádio, jornal e teatro; nos EUA, por exemplo, as empresas de televisão abarcaram os profissionais do cinema.O primeiro programa a ir ao ar é "TV na Taba", com Hebe Camargo, Ivon Cury e outros artistas.
O primeiro telejornal, "Imagens do Dia", entrou no ar no dia 19 de setembro, cujas matérias ram feitas com câmeras de cinema. As primeiras empresas que compraram espaço publicitário, apesar do inicial e incipiente mercado televisivo brasileiro, foram Sul América Seguros, Antártica, Moinho Santista e Prata Wolf.

Curiosidade ***

O termo BUG (inseto, besouro, barata etc) vem da época em que o primeiro computador foi criado, ou seja, em meados de 1940. Atraidos pelo calor e pela luz, os insetos atravessavam os gabinetes do ENIAC e, em contacto com fios de voltagem elevada (500 V), morriam eletrocutados e carbonizados. Como o carbono é condutor de eletricidade, acabavam por ocasionar curto-circuitos, fazendo com que o computador apresentasse defeitos de operação. As causas dos defeitos eram os "bugs".
Esse termo se mantém até hoje. Por exemplo, um dos sites onde são registrados os inúmeros erros dos softwares à venda no mercado é o http://www.bugnet.com/.

O celular


No dia 3 de abril de 1973 o pesquisador Martin Cooper, da Motorola de Nova York, realizou a primeira chamada de um telefone celular.
Mas o celular só chegou ao mercado americano e europeu 10 anos depois. Pesando 794 gramas e custando aproximadamente 4.000 mil dólares. Devido ao seu peso ganhou o apelido de "tijolo" pelos consumidores.

No Brasil o celular chega em 1990. Naquela época, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel), o país contava com 667 aparelhos. Em 1991, o número passou para 6.700 unidades. Em 1992 ultrapassou os 30 mil telefones celulares.

Com a privatização da telefonia móvel no Brasil em 1997, o mercado se abriu para o capital privado, onde ocorreu um grande investimento no setor. Ocorreu um enorme aumento na produção de aparelhos, com isso, novos serviços foram oferecidos a um menor preço, numa disputa por novos consumidores.

Ao longo dos anos, novos modelos mais sofisticados foram surgindo, fazendo com que os celulares mais básicos começassem a ficar mais baratos. Assim, a grande massa populacional teria acesso a essa tecnologia.

A Internet

Foi em plena Guerra Fria que a rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu. Ela foi criada como objetivo militar de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. A Internet além de ser usada para fins militares, nas décadas de 1970 e 1980, também foi um importante meio de comunicação acadêmico.
Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.
A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento.


A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.
Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.

O rádio


Para o período de 1900 a 1950 pelo modo de se divulgar as notícias o rádio pode ser considerado uma inovação tecnológica, uma vez que a velocidade alcançada por este jamais fora sonhada pela população daquele tempo.
A princípio as notícias eram retiradas dos jornais impressos, eram lidas e depois comentadas. Conforme o tempo foi passando elas passaram a vir de fonte própria e este incorporou um aspecto mais popular com novas atrações como programas de humor, novelas e músicas.Por ser um veículo de comunicação de massa popular foi muito utilizado no período da Segunda Guerra Mundial, pois eram necessárias informações imediatas sem precisar de grandes detalhes.
Comprovando a abrangência alcançada pelo rádio pode-se citar o governo populista de Getúlio Vargas que se utilizou muito desse meio de comunicação de massa para atingir a população na época.
Considera-se que, mesmo na Era Digital, o rádio não enfraqueceu, mas talvez mudado as formas de interagir. Os princípios continuam os mesmos, entretanto o usuário consegue ter acesso de um celular, de um computador e até mesmo possuir uma emissora de rádio, em miniatura dentro de seus lares.