Foi em 18 de setembro de 1950 a inauguração da TV Tupi, em São Paulo, no canal 3. Quem a inaugurou foi Franscisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, proprietário da empresa de comunicação "Diários Associados" que abrangia jornais e emissoras de rádio.A Televisão brasileira passou por teste e pré-estréias antes da fundação da TV Tupi, a primeira transmissão ocorreu no saguão dos "Diários Associados", onde alguns aparelhos de TV transmitiram a apresentação do cantor Frei José Mojica, do México. Dois meses antes da inauguração da TV Tupi, aconteceu a transmiss
ão de um show, o "Vídeo Educativo", no auditório da Faculdade de Medicina de São Paulo.Depois de testes de transmissão, no dia 18 de setembro de 1950, a TV Tupi era inaugurada sob a razão social "Rádio e Televisão Difusora", em estúdios na rua 7 de abril, centro paulista. A TV Tupi iniciou o seu trabalho de transmissão utilizando equipamentos RCA.Duzentos aparelhos de TV foram importados e distribuídos por Chateaubriand pela cidade, uma maneira de atrair o interesse do público, cuja grande maioria ainda não possuía aparelhos em casa. As transmissões ocorriam das 18 hrs às 23 hrs e grande parte dos profissionais que iniciaram a produção de TV no Brasil foram provenientes do rádio, jornal e teatro; nos EUA, por exemplo, as empresas de televisão abarcaram os profissionais do cinema.O primeiro programa a ir ao ar é "TV na Taba", com Hebe Camargo, Ivon Cury e outros artistas.
O primeiro telejornal, "Imagens do Dia", entrou no ar no dia 19 de setembro, cujas matérias ram feitas com câmeras de cinema. As primeiras empresas que compraram espaço publicitário, apesar do inicial e incipiente mercado televisivo brasileiro, foram Sul América Seguros, Antártica, Moinho Santista e Prata Wolf. 



Foi em plena Guerra Fria que a rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu. Ela foi criada como objetivo militar de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. A Internet além de ser usada para fins militares, nas décadas de 1970 e 1980, também foi um importante meio de comunicação acadêmico.

