domingo, 30 de novembro de 2008

O celular


No dia 3 de abril de 1973 o pesquisador Martin Cooper, da Motorola de Nova York, realizou a primeira chamada de um telefone celular.
Mas o celular só chegou ao mercado americano e europeu 10 anos depois. Pesando 794 gramas e custando aproximadamente 4.000 mil dólares. Devido ao seu peso ganhou o apelido de "tijolo" pelos consumidores.

No Brasil o celular chega em 1990. Naquela época, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel), o país contava com 667 aparelhos. Em 1991, o número passou para 6.700 unidades. Em 1992 ultrapassou os 30 mil telefones celulares.

Com a privatização da telefonia móvel no Brasil em 1997, o mercado se abriu para o capital privado, onde ocorreu um grande investimento no setor. Ocorreu um enorme aumento na produção de aparelhos, com isso, novos serviços foram oferecidos a um menor preço, numa disputa por novos consumidores.

Ao longo dos anos, novos modelos mais sofisticados foram surgindo, fazendo com que os celulares mais básicos começassem a ficar mais baratos. Assim, a grande massa populacional teria acesso a essa tecnologia.

Nenhum comentário: