segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
TV Globo e a Ditadura Militar
A Rede Globo teve seu início nos anos 60, na mesma época em que se firmava a ditadura militar no Brasil. Desde sempre preparada para ficar ao lado do poder, a empresa muda suas táticas à medida que mudam as condições políticas do País. Portanto, em 1965, quando foi criada, a Rede Globo utilizou de meios como programas de auditório e jornais televisivos para mostrar a imagem de um país tranqüilo e ordeiro. As novelas mostravam um povo alegre e feliz, preocupado apenas com desilusões amorosas e dramas familiares.
Em 1984, por exemplo, cometeu o erro de ignorar as grandes manifestações de rua, exigindo eleições diretas para presidente da República. Enquanto isso, o movimento popular crescia e a Globo se deu conta do enfraquecimento militar e então adotou a candidatura da oposição burguesa nas eleições indiretas disputadas no Colégio Eleitoral.
Em 1989, ocorreram as primeiras eleições diretas para presidente, e a Globo apoiou fortemente a imagem de Fernando Collor. No 2° turno continuou ajudando Collor, mostrando o lado negativo do candidato popular (Lula), que muito mais tarde viria a ajudá-lo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário